• EduQ Prep College

Rumo aos EUA - Cartas de Recomendação


Uma parte muito importante no processo de application é a de cartas de recomendação. Elas são a forma pela qual os admission officers conseguem construir uma imagem do estudante por meio de alguém que acompanha sua rotina. Sendo assim, normalmente as universidades pedem para que dois professores e um counselor (coordenador, diretor, alguém dessa área) mandem uma carta, porém algumas requerem também que um amigo ou alguém próximo a você escreva uma recomendação. Também é possível mandar uma ou duas cartas adicionais, porém as universidades aconselham a mandar somente se o estudante realmente acreditar que a carta fará grande diferença. Mandar mais de uma carta adicional não é recomendado.


A partir das cartas, os admission officers pretendem conhecer melhor o aluno com base nas características que ele demonstra no dia a dia. Professores, por exemplo, podem falar da dedicação do estudante nas aulas, mostrar exemplos de situações em que ele se sobressaiu, ou mesmo de alguma história do aluno que ele admire, como um impacto que ele causou em seu ambiente. Counselors, apesar de serem mais distantes do aluno, normalmente conhecem mais sobre o background do estudante e sobre as dificuldades e excelências acadêmicas sob um ponto de vista geral. Dessa forma, ao terminar de ler as cartas, o admission officer deve ser capaz de dizer os pontos fortes que o aluno demonstra, bem como alguns casos em que eles foram aplicados.


Sendo assim, uma boa carta de recomendação é aquela que diferencia o aluno dos outros, mostrando sua personalidade e características de forma única. Logo, devem-se evitar clichês e exageros na carta, para que ela se aproxime ao máximo do estudante em si. Afinal, a carta e os essays são a base para a universidade decidir se a personalidade do estudante encaixa com a personalidade da própria faculdade, fatores primordiais na hora de decidir quem é aceito e quem não é.

46 visualizações
Follow us on social media
  • Facebook Social Icon
  • app-icon2

R. República da Armênia, 660

Parque Manibura, Fortaleza

(85) 3085-4160

eduqprepcollege@gmail.com